quarta-feira, 18 de junho de 2008

MEIO AMBIENTE X CONSUMISMO: QUAL A SUA POSTURA?


A sociedade consumista foi fundada a partir da revolução industrial.
A economia capitalista é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir, pois toda a estrutura da economia capitalista é baseada no eterno “desenvolvimento sustentável”, contraditório por si só. Evidente que esse comportamento não é natural, nós não nascemos consumistas doentios. E, esse consumo desenfreado, além de graves diferenças sociais, causa montanhas de lixo, que ainda não sabemos o que fazer com elas.
Para atender às chamadas “nossas necessidades”, as indústrias que não têm medidas, investem cada vez mais em tecnologia e muitas delas praticam os mais variados tipos de exploração: infantil, baixo salários, condições de trabalhos aviltantes, exploração e degradação dos animais. Com o aumento descontrolado do consumo, os recursos naturais vão se escasseando e como conseqüência acontece a total degradação ambiental.
Mas o que é o consumismo? Poderíamos dizer, de maneira simplista, que é tudo aquilo que você compra sem necessidade, só para atender apelos das propagandas, mostrar status.
E o que é degradação ambiental? É a mudança (destruição) do meio ambiente através das nossas atividades. xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A degradação atinge toda a biodiversidade, principalmente em áreas de alta densidade demográfica. E uma das principais responsáveis por essa degradação são as imensas montanhas de lixo provocadas pelo consumismo.
Existem outros fatores responsáveis pela degradação ambiental como, o crescimento da população, a falta de saneamento, os métodos usados na agricultura moderna, falta de esclarecimento e educação da maioria das pessoas. Mudar nosso comportamento em relação ao consumo é fundamental e só através da Educação teremos alguma chance de salvar nossa casa, nosso planeta.
Devemos começar a partir de pequenas mudanças, e a pratica dos 4Rs (repensar, reduzir, reutilizar e reciclar) do consumo consciente já seria um bom começo. Ensinar nossos jovens e crianças a prática dos 4Rs. Faça um cartaz bem grande e cole na parede da cozinha, por exemplo, todos de sua família devem participar.
A CARTA DA TERRA, diz muito bem que chegou o momento de mudarmos:
“A escolha é nossa: formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. São necessárias mudanças fundamentais dos nossos valores, instituições e modos de vida. Devemos entender que, quando as necessidades básicas forem atingidas, o desenvolvimento humano será primariamente voltado a ser mais, não a ter mais.”
Os 4R do consumo consciente:
Repensar
Refletir sobre os seus atos de consumo, buscando que seu comportamento e atitudes de consumo contribuam para a construção de um mundo melhor.

Reduzir
Consumir apenas o necessário e evitar a geração de lixo é o mais importante. Recusar sacolas e sacos plásticos, evitar embalagens desnecessárias e uso de produtos descartáveis é um bom começo.
Reutilizar
Aumentar a vida útil dos produtos e materiais também evita a geração de lixo. Escolher produtos com maior durabilidade e evitar o desperdício de recursos, por exemplo, usando os dois lados do papel, vale a pena.
Reciclar
Não misturar os materiais recicláveis (papéis limpos, vidros, plásticos, metais) com o lixo comum e encaminhá-los para reciclagem é fundamental. Apóie programas de coleta seletiva e cooperativas de catadores.
A Mudança começa com Você!

5 comentários:

Unknown disse...

Nuuu esse blog me ajudo muitu a faze um trabaho da escola!ksoksoask
Mt Mara!
tah otimo e explicadinho,com termos mais conhecidos,eh claro com algumas excessoes.skoaskoak
algumas coisas que a gente naum sae ao certo o que signifca maios pelo menos tem noção naum eh como akeles termos cientificos chateerrimos!
VLW ai ao mediador

Mylena disse...

Adoorei mesmo, mas entrei em outro site e vi a mesma cooisa!
Só precisa melhorar um pouquinho!
Parabééns!
Xau's

Thiago Magoo disse...

Gostei do texto, vou divulgá-lo na minha faculdade.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kellen S. disse...

Amei este tema , é exatamente igual ao que terei que apresentar em um seminário.
vlww pela ajudaC: