quarta-feira, 18 de junho de 2008

O que é consumismo?



Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.
A explicação da compulsão pelo consumo talvez possa se amparar em bases históricas. O mundo nunca mais foi o mesmo após a Revolução Industrial. A industrialização agilizou o processo de fabricação, o que não era possível durante o período artesanal. A indústria trouxe o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, que hoje leva ao consumismo alienado de produtos industrializados. Além disso, trouxe também várias conseqüências negativas por não se ter preocupado com o meio ambiente. Felizmente, hoje, há pensamentos diferentes sobre este tema, que fizeram surgir novas profissões como, por exemplo, a de Eco-design.

3 comentários:

SweetLimon* disse...

será que me podem dizer qual o nome da música utilizada no video por favor? thanks ;)

Unknown disse...

Uma pessoa que consome aquelo que nao precisa mas do outro modo ela acha que e ela precisa tipo sapados,colares,produtos de corpo todo entao e uma pessoa consumidoras elas consume coisas que nao precisas...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.